Siga-nos
https://wp.totalfm.pt/wp-content/uploads/2024/04/zox-leader.webp

Politica

Município de Loulé vence Prémio ODSlocal, na subcategoria “Boa Prática Individual 2024”

Publicado

em

A iniciativa “Semana do Clima” valeu ao Município de Loulé um Prémio ODSlocal, na subcategoria “Boa Prática Individual 2024”. O galardão foi entregue em Pombal, na passada sexta-feira, durante a “Conferência ODSlocal ‘24: Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, momento em que também o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, foi distinguido com o Galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal’24”.
Os Prémios ODSlocal visam distinguir boas práticas municipais que demonstraram ter um impacto positivo no terreno, pela capacidade de inspiração e pelo elevado potencial de replicabilidade.
Nesse sentido, de acordo com o júri destes prémios, uma dessas boas práticas, mapeadas no Portal ODSlocal, e que tem um impacto particularmente positivo para a concretização das metas dos ODS, é a “Semana do Clima” do Município de Loulé. Trata-se de uma iniciativa de capacitação e sensibilização ambiental e para a ação climática, composta por um conjunto diversificado de atividades, dirigidas a diferentes públicos-alvo. Engloba, entre outras, seminários, workshops, ateliers e atividades lúdico-pedagógicas. O Município de Loulé foi premiado nesta categoria juntamente com os Municípios de Águeda e do Seixal, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa nesta subcategoria aos Municípios de Lousada e de Pombal.
Neste momento, no Município de Loulé já se encontram mapeadas 144 boas práticas municipais e 89 projetos locais, estando também disponível a informação de 277 indicadores.
Este ano a Conferência ODSlocal’24 inaugurou o Galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal’24” que foi atribuído ao presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, pelo “papel muito importante na concretização, na defesa de tudo o que tem a ver com a Agenda 2030 e os vários ODS”, conforme referido pelo coordenador da Plataforma ODSlocal, João Ferrão.
Recorde-se que a Plataforma ODSlocal é uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, e conta com o apoio da Fundação “la Caixa”.

Continue Reading

Politica

PS LOULÉ DESIGNA CANDIDATOS A PRESIDENTES DAS JUNTAS DE FREGUESIA DE ALMANCIL, ALTE, BOLIQUEIME, QUARTEIRA, SÃO CLEMENTE E SÃO SEBASTIÃO

Publicado

em

O PS Loulé, em reunião da sua Comissão Política Concelhia no passado dia 29 de janeiro, deliberou a designação dos candidatos a Presidentes das Juntas de Freguesia de Almancil, Alte, Boliqueime, Quarteira, São Clemente e São Sebastião. Estas primeiras designações dos cabeça de lista a seis Freguesias do Concelho é o resultado do trabalho de articulação entre os Secretariados das secções do PS e o candidato do partido à Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto.

Para Almancil, foi designado Alberto Pinto, 47 anos, psicólogo com mestrado em Clínica e MBA em Gestão, tem vasta experiência comunitária e profissional. Foi voluntário na APAV por 10 anos, integrou a equipa de logística do Hospital de Faro durante a pandemia e liderou projetos internacionais. Desde 2021, desempenha as funções de Técnico Superior na Junta de Freguesia de Almancil.

Em Alte voltou a ser designado o atual Presidente da Junta de Freguesia, António Martins, para continuar o trabalho que tem levado a cabo com o seu executivo no desenvolvimento do interior, na elevação da freguesia e das condições de vida da sua população. Abraçou os desafios que o aumento das competências das freguesias trouxe e tem marcado o ritmo de uma nova geração de políticas para o interior.

Relativamente a Boliqueime, volta também a ser designado o atual Presidente da Junta de Freguesia, Nelson Brazão. Tem liderado um executivo focado na dinamização da freguesia e no trabalho para as pessoas, através do aumento dos serviços prestados aos fregueses. Contribuiu ativamente para a elevação de Boliqueime à condição de vila.

Em Quarteira inicia-se um novo ciclo com João Romão, 43 anos, formado em Educação Física, é professor no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres. Com cerca de 20 anos de experiência no ensino e desenvolvimento desportivo, fundou e coordena a Associação Quarteira Beach Sports. Destaca-se pelo trabalho na formação de jovens e na promoção do desporto em Quarteira.

Também em São Clemente inicia-se um novo ciclo com Joaquim Viegas, 51 anos, Professor de Educação Física, desempenha a função de técnico superior no Departamento de Desporto da CML. Ex-atleta, treinador e dirigente no Louletano Desportos Clube, coordena a formação no Club BTT Terra de Loulé, onde é presidente desde 2022. É atualmente deputado na Assembleia de Freguesia de S. Clemente.

Por último, foi também designado para a Junta de São Sebastião o seu atual Presidente, Analídio Ponte. O autarca que tem São Sebastião no coração, tem promovido a revitalização dinâmica da Freguesia e dos serviços prestados à comunidade, dando especial foco a novas abordagens na resolução dos problemas do território.

O Partido Socialista apresenta-se aos louletanos renovado e empenhado com o seu candidato à Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, e os candidatos às Freguesias. Nestes tempos exigentes, o PS Loulé prepara-se para um novo ciclo de gestão autárquica, com novas dinâmicas, mais rejuvenescido e com um projecto mais robusto para resolver os problemas das pessoas com uma nova energia.

Continue Reading

Politica

PARABÉNS À CIDADE DE ALMANCIL!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Loulé congratula-se pela aprovação, esta manhã, na Assembleia da República, da proposta de elevação da vila de Almancil ao estatuto de cidade.

O relevante desenvolvimento desta localidade ao longo dos últimos anos justifica o novo estatuto conferido a Almancil que hoje em dia conta com escolas, um posto da GNR, um jardim público, um centro de saúde e um novo pavilhão multiusos inaugurado há pouco. Estas infraestruturas trouxeram uma nova dinâmica socioeconómica a Almancil.

Para os responsáveis do Município de Loulé a passagem de Almancil a cidade “é uma imensa alegria, não só para todos os almancilenses, mas também para todo o concelho. Este novo estatuto contribuirá seguramente para uma maior capacidade afirmativa e reivindicativa dos almancilenses, em benefício da melhoria da sua qualidade de vida e do seu bem-estar. Estão todos de parabéns, este é mais um dia que fica na história do concelho e que será anualmente relembrado com muita satisfação”.

A partir de hoje, Loulé passa a ser um dos poucos concelhos do país com três cidades (Loulé, Quarteira e Almancil) e o único do Algarve nessa situação.

Continue Reading

Negócios

MUNICÍPIO DE FARO VAI REALIZAR HASTA PÚBLICA PARA ATRIBUIÇÃO DE LICENÇAS DE ATIVIDADE DE PARTILHA DE VELOCÍPEDES

Publicado

em

O Município de Faro vai realizar, no próximo dia 15 de janeiro de 2025, uma hasta pública, com apresentação de propostas em carta fechada, para atribuição de três licenças de actividade de partilha de velocípedes (trotinetes e bicicletas elétricas).
A exploração de atividade de partilha de velocípedes no concelho será realizada em regime de exclusividade pelos titulares das três licenças a atribuir, por um período de dois anos, de forma a garantir um serviço de qualidade e referência, sem prejuízo da sua renovação anual, até ao limite de quatro anos.
A hasta pública deverá ser dividida em 3 lotes, dando a possibilidade a operadores distintos de poderem apresentar as suas propostas. Um dos lotes (lote 1) corresponde a uma licença
combinada, constituída por 350 trotinetes eléctricas e 100 bicicletas eléctricas; o lote 2 corresponde a uma licença para exploração de 350 trotinetes elétricas e o lote 3 a uma licença
para exploração de 100 bicicletas elétricas.
Recorde-se que o Município de Faro tem vindo a desenvolver, desde 2019, como projeto piloto, alguns acordos de parceria com operadores de mobilidade suave partilhada, tendo como base o incremento destes modos de mobilidade no território do concelho.

Em maio de 2024, entrou em vigor o regulamento municipal da mobilidade suave do Município, que veio permitir introduzir uma nova disciplina normativa para os utilizadores do espaço público, determinando regras de circulação e estacionamento no espaço público para velocípedes de utilização partilhada (trotinetes e bicicletas eléctricas).
O mesmo regulamento veio também determinar o modelo para regular os operadores de mobilidade suave partilhada, definindo qual o procedimento a ser adotado para atribuição de
licenças para atividade de partilha de velocípedes, sendo este por leilão em hasta pública As propostas escritas podem ser entregues pessoalmente no Balcão Único, contra recibo, até às
17h00 do dia útil anterior ao da realização da praça, ou enviadas por correio, sob registo, sendo só admitidas as que derem entrada no Município até esse mesmo dia.
A praça tem lugar no salão nobre dos Paços do Concelho do Município, às 10h00 do dia 15 de janeiro de 2025, com abertura das propostas recebidas para cada lote, pela ordem da respectiva receção. Em ato contínuo, proceder-se-á à licitação de cada uma das licenças, a partir do valor da proposta mais elevada.
O valor base de cada licitação de é 15 mil euros para o lote 1; 10 mil euros para o lote 2 e 5 mil euros para o lote 3. Os lanços subsequentes terão de ser no mínimo de 200 euros, ou múltiplos
deste valor.
O processo, bem como o Regulamento Municipal da Mobilidade Suave do Município de Faro, encontram-se disponíveis para consulta no Departamento de Infraestruturas e Urbanismo/ Serviço da Autoridade de Transportes, no Balcão Único e no sítio online do Municipio (www.cm-faro.pt).

Continue Reading

Em destaque